quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Dono do maior canal games do YouTube conta como ficou rico na internet

Machinima é a segunda maior página do site, atrás apenas do Vevo, de música 



Se você gosta de games, certamente já esbarrou com o Machinima  na internet. O site, que tem seu nome vindo da união das palavras "machine" e "cinema" (um neologismo inglês para cinema feito por máquininas), é o resultado da "terceira onda" de canais de conteúdo liderada pela internet e alavancada pelo YouTube.

Fundada em 2000, a empresa é dona do canal de entretenimento mais acessado da plataforma de vídeos do Google e, na lista geral, fica atrás apenas do Vevo - que apresenta vídeoclipes. Comandado pelos irmãos Philip e Allen DeBevoise, o Machinima pretende ser a voz dos fãs de jogos e cultura geek no mundo. Para satisfazer esse objetivo, entre conteúdo produzido, distribuído e apresentado com exclusividade foram mais de 2,3 bilhões de vídeos postados até novembro de 2012.

Boa parte do conteúdo já está disponível em português. A empresa tem inclusive"olheiros" procurando por brasileiros que gostam de games e tem vídeos interessantes postados no YouTube. No ar desde outubro deste ano, o sucesso do canal brasileiro surpreendeu o presidente do Machinima, Philip DeBevoise:

- Lançamos o Machinima Brasil e Machinima Latino como canais no idioma português e espanhol, para a América Latina. Eles foram lançados em outubro e estão indo incrivelmente bem. Tivemos quase 200 milhões de usuários inscritosnos canais em um mês e meio. É uma audiência extremamente apaixonada, especialmente no Brasil. Nunca vi tanta paixão.

Tanta popularidade chamou a atenção inclusive do Google, que investiu uma boa fatia dos 35 milhões de dólares que a companhia de conteúdo recebeu em maio deste ano. DeBevoise explica que os vídeos do canal têm uma média de 2 bilhões de visualizações por mês e a rede reúne produtores independentes de vídeo, gamers e programadores na faixa dos 18 aos 34 anos.

DeBovoise se apresentou na abertura do 6º MediaOn, seminário de Jornalismo Online realizado em São Paulo entre os dias 4 e 6 de dezembro no Itaú Cultural.

Após sua palestra, o presidente do Machinima contou um pouco da trajetória da empresa, comentou a "revolução dos nerds" e explicou como jovens entre 13 e 18 anos "fazem mais dinheiro que seus pais" postando vídeos de suas sessões de jogos no canal.

fonte: Noticias/R7
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